Lanchinho Saudável para Crianças

Maio 9, 2010

vitamina

– Guia Infantil

Alimentação saudável é essencial para a garantia de boa qua

lidade de vida. E isso preocupa, principalmente, os pais que precisam convencer a galerinha de 3 a 6 anos de idade a comer alimentos ricos em vitaminas, proteínas, sais e minerais. Eduardo Fraccarolli Buriola, nutricionista e diretor de uma empresa de comida saudável, afirma que, além de possível, a alimentação saudável e equilibrada para as crianças deve ser estimulada pelos pais e também no ambiente escolar.

Segundo o nutricionista, é na infância que os hábitos alimentares são estruturados, por isso, é importante educar as crianças a comerem coisas saudáveis. Buriola ressalta que os hábitos fundamentados na infância duram por toda a vida.
Os pais precisam estar atentos ao lanche que os filhos levam para a escola. Esse lanche, enfatiza o nutricionista, deve incluir alimentos regionais, ou seja, aqueles que as crianças estão acostumadas. Além de serem alimentos familiarizados, continua Buriola, têm que ser nutricionalmente equilibrados. “Devem entrar no cardápio sucos, frutas, frutas secas, pães integrais, biscoitos sem recheio, bolos caseiros, verduras e legumes, castanhas e laticínios”, sugere Buriola.

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Para diminuir as chances dos alimentos estragarem, as lancheiras térmicas são as mais indicadas. Embora as frutas sejam lanches práticos esaudáveis, diz Buriola, elas não são as únicas opções de lanches. De acordo com o nutricionista, os sucos são ótimas opções porque podem ser feitos da mistura de mais de uma fruta ou de frutas com hortaliças. “O ideal é que o suco seja preparado pouco antes da saída da criança para a escola. Deve ser armazenado em uma garrafa térmica para a criança levar, preservando seu valor nutricional”, rec
O nutricionista lembra que pais e professores devem estar atentos aos intervalos entre uma refeição e outra. Buriola afirma que o recomendado é a alimentação fracionada em pelo menos cinco refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.omenda.
Não é tão difícil, como alguns pais pensam, convencer a criançada a alimentar-se de forma saudável. Porém, ressalta o nutricionista, a melhor maneira de estimular as crianças a adotar hábitos alimentares saudáveis é ser o exemplo aos pequeninos.
Antes de falar, orienta Buriola, os pais têm que mudar o hábito alimentar de toda a família, incluindo nas refeições mais frutas, legumes, hortaliças, feijões e cereais integrais, ao mesmo tempo em que diminuem o consumo de refrigerantes, embutidos e alimentos processados ricos em açúcar e gordura. “Afinal, as crianças não são muito boas em ouvir, mas são excelentes em imitar”, diz.

Alimentação saudável é essencial para a garantia de boa qualidade de vida. E isso preocupa, principalmente, os pais que precisam convencer a galerinha de 3 a 6 anos de idade a comer alimentos ricos em vitaminas, proteínas, sais e minerais. Eduardo Fraccarolli Buriola, nutricionista e diretor de uma empresa de comida saudável, afirma que, além de possível, a alimentação saudável e equilibrada para as crianças deve ser estimulada pelos pais e também no ambiente escolar.
Segundo o nutricionista, é na infância que os hábitos alimentares são estruturados, por isso, é importante educar as crianças a comerem coisas saudáveis. Buriola ressalta que os hábitos fundamentados na infância duram por to

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da a vida.
Os pais precisam estar atentos ao lanche que os filhos levam para a escola. Esse lanche, enfatiza o nutricionista, deve incluir alimentos regionais, ou seja, aqueles que as crianças estão acostumadas. Além de serem alimentos familiarizados, continua Buriola, têm que ser nutricionalmente equilibrados. “Devem entrar no cardápio sucos,

frutas, frutas secas, pães integrais, biscoitos sem recheio, bolos caseiros, verduras e legumes, castanhas e laticínios”, sugere Buriola.
Para diminuir as chances dos alimentos estragarem, as lancheiras térmicas são as mais indicadas. Embora as frutas sejam lanches práticos esaudáveis, diz Buriola, elas não são as únicas opções de lanches. De acordo com o nutricionista, os sucos são ótimas opções porque podem ser feitos da mistura de mais de uma fruta ou de frutas com hortaliças. “O ideal é que o suco seja preparado pouco antes da saída da criança para a escola. Deve ser armazenado em uma garrafa térmica para a criança levar, preservando seu valor nutricional”, recomenda.

O nutricionista lembra que pais e professores devem estar atentos aos intervalos entre uma refeição e ou
tra. Buriola afirma que o recomendado é a alimentação fracionada em pelo menos cinco refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
Não é tão difícil, como alguns pais pensam, convencer a criançada a alimentar-se de forma saudável. Porém

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, ressalta o nutricionista, a melhor maneira de estimular as crianças a adotar hábitos alimentares saudáveis é ser o exemplo aos pequeninos.
Antes de falar, orienta Buriola, os pais têm que mudar o hábito alimentar de toda a família, incluindo nas refeições mais frutas, legumes, hortaliças, feijões e cereais integrais, ao mesmo tempo em que diminuem o consumo de refrigerantes, embutidos e alimentos processados ricos em açúcar e gordura. “Afinal, as crianças não são muito boas em ouvir, mas são excelentes em imitar”, diz
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