Nutrientes

Maio 9, 2010

O que são vitaminas?

As vitaminas são nutrientes muito importantes para o funcionamento do corpo e para a protecção de numerosas doenças. Não podem ser sintetizadas, pelo menos em quantidades apreciáveis. A falta de vitaminas facilita o aparecimento de doenças e o mau funcionamento do organismo.

Vitamina A Está presente em: leite, manteiga, queijos e cenouras.
É necessária aos olhos, pele e ao crescimento.
Carência: provoca pele seca e rugosa, cegueira noturna.

Vitamina B1 Está presente em: levedo de cerveja, legumes, frutas, cereais, farinha integral e batatas. É necessária para a proteção do tecido nervoso.
Carência: provoca cansaço, nervosismo, fraqueza e falta de apetite.

Vitamina B2 Está presente em: leite,  cereais, ovos..
Ajuda a proteger os tecidos e a visão.
Carência: provoca lesões na pele e mucosas, conjuntivite.

Vitamina B5 Está presente em: gema do ovo, verduras de folha verde, levedo de cerveja e legumes.
É necessária para nutrir as células dos orgãos e tecidos.
Carência: provoca problemas gastrointestinais, cansaço e dor de cabeça.

Vitamina B6 Está presente em: cereais integrais, ovos, legumes, batatas.
É necessária à vida celular, protege a superfície da pele e dos tecidos nervosos.
Carência: provoca náusea, vômito, câimbras, anemia e distúrbios nervosos.

Vitamina B12 Encontra-se presente: ovos, leite e queijos.
Ajuda na formação dos glóbulos vermelhos e no funcionamento do sistema nervoso.
Carência: Provoca anemia e distúrbios nervosos.

Vitamina C Encontra-se presente: verduras de folhas verdes, frutas cítricas, morangos, melão, tomates, couve e espinafre.
Ajuda na proteção da membrana celular e na absorção do ferro, defesa imunológica e nos resfriados.
Carência: provoca irritação, cansaço, insonia, escorbuto e maior risco de doenças infecciosas.

Vitamina D Encontra-se em: leite, manteiga, queijos, gema do ovo.
Favorece a fixação do cálcio e do fósforo nos ossos, ajuda na formação dos dentes, ossos e crescimento.
Carência: raquitismo e fragilidade dos ossos.

Vitamina E Encontra-se presente em: óleos vegetais, É necessária na proteção das células, antioxidante e conserva os tecidos do corpo.
Os estudos sobre a carência desta vitamina ainda estão em andamento.

Vitamina PP ou Niacina Encontra-se presente em : cereais e legumes.
É necessária ao crescimento e a manutenção do organismo.
Carência: depressão, fraqueza e falta de vontade.

Ácido Fólico Está presente: verduras de folha verde, ovos e batatas.
Ajuda na formação dos glóbulos vermelhos.
Carência: anemia, baixo número de glóbulos vermelhos e distúrbios nervosos.

O que são minerais?

Os minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo.

Cálcio Está presente:leite, queijos, verduras verdes, e legumes secos.
É responsável pela formação dos ossos e dos dentes e da coagulação do sangue.
Carência: raquitismo e osteoporose.

Fósforo Está presente: leite, queijos.
É responsável pela formação dos ossos e dos dentes
Carência: fraqueza dos ossos.

Potássio Está presente: leite e várias frutas.
É importante para o equilíbrio das células e do sistema hídrico do organismo.
Carência: fraqueza muscular.

Cloro Está presente: sal de cozinha.
É importante para o equilíbrio das células e formação do suco gástrico.
Carência: câimbras musculares e falta de apetite.

Sódio Está presente: sal de cozinha.
É importante para o equilíbrio das células e do sistema hídrico do organismo.
Carência: câimbras musculares e falta de apetite.

Magnésio Está presente: verduras de folhas verdes e legumes.
Activa as enzimas responsáveis pela sintese das proteinas.
Carência: problemas de crescimento e distúrbios de comportamento.

Ferro Está presente: legumes, verduras de folhas verdes e ovos.
Compõem os glóbulos vermelhos e é responsável por muitas funções do organismo.
Carência: anemia, fraqueza, menor resistência à infecções.

Fluor Está presente: água mineral e chá.
Favorece o desenvolvimento dos dentes e protege contra as cáries.
Carência: menor resistência às cáries.

Zinco Está presente na maioria dos alimentos.
Intervêm em muitas funções químicas do organismo.
Carência: problemas de crescimento, falta de apetite, problemas na cicatrização de feridas.

Iodo Está presente: vegetais, algas.
Constituinte dos hormonios da tireóide.
Carência: papeira (aumento da tireóide).

O que são lípidos?

Lípidos são biomoléculas insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool,possuem uma importância biológica a diversos níveis, funcionando como reserva energética e tendo funções estruturais, protectoras, vitamínicas e hormonais.


O que são carboidratos?

Os carboidratos são substâncias, sintetizadas pelos organismos vivos e têm função estrutural de armazenamento energético e também a função anticoagulante (heparina), lubrificante ( o líquido sinovial; evita o ressecamento dos olhos), cicatrizante (quitina) e antigênica (ativa o sistema imunológico, por exemplo, a alergia causada por crustáceos).


O que sao proteinas?

As proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa com uma massa molecular elevada e são sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas.


Bons hábitos alimentares:

Refeições regulares: é hora de estabelecer horários regulares para as 4 ou 5 refeições diárias, ou seja, café-da-manhã, almoço, lanche e jantar e o leite antes de dormir. Tente evitar que seu filho coma fora do horário, as famosas “boquinhas”… principalmente de doces e merendas. Isso faz com que seu filho tenha menos fome na hora da refeição, podendo também atrapalhar o processo digestivo da refeição anterior. Se seu filho sentir fome no período entre as refeições, reveja a ementa, reequilibrando as refeições principais e acrescentando ao café-da-manhã e lanche-da-tarde alimentos agradáveis e divertidos sem esquecer o valor nutritivo, como iogurtes, bolachas e bolos caseiros, sumos de fruta, etc.

Subdivida os pratos: em vez de fazer uma grande “papa”, ofereça a seu filho porções separadas de arroz ou massa, de verduras ou legumes… Pode acontecer que seu filho comece a recusar obstinadamente certos alimentos… agora ele está a criar o seu próprio gosto alimentar, e devemos respeitar… Quem de nós não tem verdadeiro pavor de certos alimentos a ponto de torcermos o “nariz” em sinal de repulsa????

Varie sempre os alimentos: a monotonia é inimiga do bom apetite e da boa saúde… Nenhum alimento é “completo” a ponto de satisfazer todas as diversas exigências do organismo. E para facilitar uma boa combinação de alimentos que ofereçam todas as substâncias nutritivas, lembre-se sempre de escolher um item de cada um dos grupos alimentares: verduras, legumes, frutas, cereais, laticínios.

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