Miúdos com boa educação. Como ensinar-lhes?

Julho 9, 2010

Mau Comportamento a partir dos 2 anossugestões-menu---10

Perguntamo-nos muitas vezes se uma criança de dois anos pode ser má com frequência. Aquele comportamento será normal nesta fase? Segundo um especialista não existem crianças más. As crianças apartir desta idade iniciam este tipo de comportamentos que conhecemos como “maus”: bater; desobedecer; morder; gritar; sobem armários; …

Ser “Mau” para a criança é como ser comparado ao lobo mau que faz mal às avozinhas, é ser comparado á bruxa má que faz mal às princesas, enfim nenhuma criança se identifica com essas personagens nem considera que as suas próprias atitudes são semelhantes ao ponto de serem consideradas más. As crianças a partir dos dois anos têm este tipo de atitudes porque são teimosas, despreocupadas e não têm a noção do perigo.

Na realidade todas as mães têm a mesma atitude ou pelo menos a sua maioria, repreende o seu filho por andar aos saltos dentro de casa ou porque desarruma ou por outro motivo que vai chocar com a nossa necessidade adulta de paz e descanso. É difícil para nós por vezes compreendermos que o nosso filho tem necessidades opostas às nossas, nós queremos descanso os nossos filhos querem brincar e necessitam de gastar energias.

Na realidade devemos encontrar um ponto de equilíbrio, para que os nossos filhos não fiquem malucos connosco e nós com eles. Temos que tentar compreender porque é que o nosso filho faz birras enormes e joga tudo para a chão ou inclusive nos bate. Nós somos os adultos cabe-nos a nós ajudá-los e não o contrário. A criança por vezes pode apenas necessitar de atenção, afecto, de espaço para as suas brincadeiras.

Afinal talvez o nosso filho não se comporte assim tão mal como nós pensamos, mas sim porque como estamos mais cansados não conseguimos aperceber-nos disso na devida altura.

Como devemos reagir?Mau-comportamento-2-anos-22

Antes de mais, devemos tentar substituir no nosso discurso a palavra “mau” por palavras como “perigoso”, “aventureiro” ou outras… isto porque uma criança de dois anos pode acreditar realmente que é mau e começar-se a comportar como tal.

Mostrar-lhe compreensão quando ele não pára quieto, e demonstrar-lhe que entendemos a sua atitude: “sei que precisas de correr e saltar, que estás aborrecido porque ainda não saímos de casa hoje, mas a mãe precisa de descansar…”. Ser carinhosa mas firme, não ceder naquilo que lhe pedimos para não fazerem, reforçando sempre a mensagem verbal com a corporal, mas não deve ser violenta. Não se esqueça que deverá negociar sempre e que essa negociação raramente é feita á primeira tentativa, não desista.

Se quiser que o seu filho se torne num adulto bem educado, seja exemplar e mostre-lhe desde o inicio como se faz, sendo o seu exemplo a seguir. Não se esqueça que as crianças imitam tudo o que veêm fazer, e é muito fácil utilizar palavras como “por favor”, “obrigado”, “com licença”, “desculpa”, “bom dia”, entre outras…

Até aos 3 anos de idade o seu filho imita o seu comportamento e até as suas expressões faciais. Apartir dos 12 meses as crianças tornam-se masi sociaveis e aprendem palavras muito rapidamente, deve aproveitar esta fase. Sempre que o seu filho peça qualquer coisa aproveite para lhe transmitir as boas palavras das boas maneiras.

É preciso ter paciência pois dos 3 aos 5 anos de idade as crianças começam a ser mais sociaveis, e começam a compreender que a educação é um veículo para o convívio saudável. Paciência é uma coisa que vai ter que repetir muitas vezes para ele compreender, terá que esperar que a mãe fale ao telefone ou pela sua vez no escorrega ou outra coisa ele vai ter que esperar. Vai também ter que pedir muitas vezes desculpa por ter errado em determinada circunstancia, o ter que reconhecer que errou é muito importante passar essa mensagem e admitir o erro.

A partir dos 6 anos de idade deve aprender a ser anfitrião. Se receber colegas lá em casa deve perguntar-lhes se querem lanchar… se alguém lhe oferecer alguma coisa deve incentivar a agradecer, pessoalmente ou por telefone ou ainda por carta se assim o entender.

via Tudo sobre Bebés, Gravidez, Crianças e Familia..

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: