Uma mãe vegana ou vegetariana pode amamentar?

Claro que pode! Muitas pessoas pensam que você não poderá fornecer nutrientes suficientes para o bebê. Mas tenha certeza de que você está ingerindo o suficiente de cálcio, zinco e vitamina B12 para a sua saúde e para a do bebê.

Existem inúmeros alimentos vegetais ricos em cálcio, que são opção aos alimentos lácteos. Portanto, você não terá problemas em consumir os cerca de 1.000mg por dia. Veja a lista abaixo.

  • Couve (1 xícara, cozida) – 300 mg
  • Espinafre (1 xícara, cozido) – 240 mg
  • Cereal fortificado com cálcio – 100-1000 mg
  • Folhas verde-escuras (1 xícara, cozida) – 198 mg
  • Melado de cana (1 colher de sopa) – 172 mg
  • Aveia (1 pacotinho) – 165 mg
  • Feijões cozidos (1 xícara) – 154 mg
  • Feijão branco (3/4 de xícara) – 120 mg

Sobre o zinco, mulheres que estão amamentando devem ingerir 12mg diárias e suas fontes vegetais incluem o espinafre, gérmem de trigo, amendoim, feijão, cereais integrais e sementes de abóbora.

Se sua alimentação inclui produtos lácteos, você provavelmente conseguirá a quantidade necessário de B12. Mas se você for vegana, seu médico poderá indicar alguns suplementos que contém esta vitamina durante a gestação e amamentação.

As futuras mamães também têm que se preocupar se estão ingerindo ácido fólico, que reduz os riscos da criança desenvolver algumas doenças de nascença, como má formação do feto.


via Vida Vegetariana.

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