Panino milanese vegetariano

Ingredientes
– 1 pão ciabatta
– 1 abobrinha italiana média
– 1 cenoura média descascada
– 2 mozarelas*
– 100 g de rúcula fresca
– 60 g de tomate-cereja
– 50 g de mostarda dijon
– 50 ml de azeite
– Sal e pimenta

Modo de preparo
Corte a ciabatta ao meio. Passe a mostarda nas duas metades do pão. Corte a abobrinha e a cenoura na longitudinal. Aqueça uma frigideira em fogo médio. Tempere as fatias dos legumes com azeite, sal e pimenta a gosto. Grelhe cada fatia até que fiquem levemente tostadas. Monte no pão a abobrinha e a cenoura, acrescente a mozarela de búfala cortada em rodelas e leve ao forninho elétrico por seis minutos a 180º C. Tire do forno, acrescente a rúcula e os tomates-cereja picados. Finalize com a parte de cima da ciabatta.

*Substitutos de queijo vegetal
Beringelas Gratinadas com Requeijão de Soja

Ingredientes
4 beringelas
2 cebolas
4 dentes de alho
3 tomates maduros
azeite
1 requeijão vegano
Orégãos
Pão ralado
Sal

Preparação
1º Corte as beringelas ao meio, no sentido longitudinal, e retire cuidadosamente a parte central da beringela, com uma colher ou uma faca, de modo a formar uma concha para o recheio.
2º Disponha as beringelas num tabuleiro anti aderente, com a parte aberta virada para cima. Leve ao forno previamente aquecido, durante cerca de 20 minutos.
3º Pique a cebola e o alho bem fininhos, e refogue ligeiramente no azeite quente, sem deixar alourar. Adicione logo de seguida os tomates, cortados em cubos pequenos e sem peles. Mexa e deixe cozer um pouco.
4º Junte a polpa da beringela (que retirou anteriormente do centro) e os orégãos, e deixe cozer em lume brando.
5º Amasse o requeijão e quando o preparado anterior estiver cozido, retire do lume, deixe arrefecer e junte a massa dos queijos, misturando muito bem.
6º Reparta esta mistura pelas cavidades das beringelas. Polvilhe a superfície com pão ralado. Leve ao forno a gratinar, durante cerca de 25-30 minutos, em lume brando.

Risotto de Palmito com Brie e Alecrim

Ingredientes: (para 4 pessoas)
2 xícaras de arroz arbóreo ou carnarolli
300g de palmito em conserva, drenado
80g de queijo brie em fatias finas(*)
1 taça de vinho branco seco
1litro de caldo de legumes
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de manteiga sem sal(*)
2 colheres de sopa de creme de leite light (opcional)(*)
1 colher de sopa de alecrim desidratado
1 pitada de pimenta-do-reino
sal a gosto

Preparo:
Ferva o caldo de legumes e mantenha-o em fogo baixo durante o preparo do risotto. Em uma panela wok ou similar doure a cebola na manteiga e acrescente o arroz. Frite rapidamente o arroz até ficar brilhante e acrescente o vinho. Assim que o vinho evaporar acrescente 1 concha de caldo de legumes. Fatie o palmito em lâminas bem finas junte ao arroz. Sempre mexendo para não grudar, quando perceber que o caldo está secando acrescente mais, até perceber que está chegando no ponto de al dente (durinho por dentro do grão, mas molinho por fora). Acrescente o alecrim, a pimenta e dose o sal. Se necessário acrescente mais caldo. Desligue a panela, acrescente o creme de leite e mexa delicadamente para incorporar (eu não costumo usar creme de leite no preparo de risottos, inclusive prefiro sem mesmo, mas neste de palmito ficou muito bom porque o palmito se desfaz e virou tudo um creme só). Distribua as fatias de brie pelo risotto e tampe a panela por apenas 1 minuto. Sirva em seguida com ervas frescas salpicadas e queijo parmesão ralado.

(*) Substitutos

Arroz de Cogumelos e Frutos Secos

Ingredientes:
2 C. sopa de azeite
2 C. sopa de sumo de limão
1 C. chá de sal * 2 C. sopa de manteiga
1 C. chá de açafrão
50 gramas de caju torrado picado
50 gramas de uva passa brancas e pretas
500 gramas de cogumelos frescos
1 copo de ervilhas
3 copos de arroz
1,5 Lt de água

Preparação
Coloque a manteiga com o azeite no tacho e junte o arroz. Frite o arroz até ficar solto. Junte o sumo de limão. Adicione metade da água. Tempere com sal. Depois de limpos coloque os cogumelos frescos e as ervilhas. Mantenha em lume brando. Tape deixe ficar uns minutos. Adicione a restante água. Acrescente o caju torrado picado, uvas, passas. No final tempere com o açafrão. O arroz é soltinho, é um prato muito leve e apetitoso

Arroz 6 Paladares

Ingredientes:
200 g de arroz agulha
200 g de cenouras
200 g de cogumelos
200 g de feijão verde
200 g de couve (lombarda ou chinesa)
200 g de tomate
200 g de ervilhas
6 colheres de sopa de Azeite
3 dentes de alho
sal e pimenta
molho de soja

Preparação:
Prepare os legumes e corte-os em bocados regulares. Deite o Azeite num tacho com o fundo espesso (ou no wok) e aqueça. Junte os alhos e deixe fritar até começarem a alourar. Introduza o arroz e deixe fritar até ficar translúcido (5 minutos), mexendo sempre. Adicione os legumes, tempere com sal e pimenta. Tape o recipiente e deixe cozer 20 minutos em lume brando. Prove e deixe repousar 10 minutos. Sirva com molho de soja, à parte.
Empadão de Mandioca e Cogumelos

Ingredientes
*1 kg de mandioca cozida * 500 gr de Cogumelos frescos cortados * 200 gr de Espinafres * 125 gr de natas * 2 colheres de margarina vegetal * 3 chávenas de Soja Fina *1 cebola média picadinha *2 tomates picados * 2 dentes de alho esmagados * Azeitonas picadas/rodelas * Queijo mozzarella * Sal * Orégãos * Pão ralado

Preparação
Coloque a soja texturizada(PVT/PTS) de molho e reserve. Cozinhe a mandioca e esprema ainda quente. Numa panela adicione a margarina e o sal. Depois de bem misturados acrescente as natas e reserve. Escorra a Soja. Refogue a cebola e o alho com o tomate, acrescente a soja e os espinafres. Adicione os cogumelos. Adicione sal e deixe cozinhar 10 min. Coloque a Mandioca num tabuleiro de pirex ou barro, numa camada uniforme, depois acrescente a mistura de espinafres cogumelos e soja, por fim uma camada com queijo mozzarella, azeitonas e orégãos a gosto. Volte a repetir se necessário. Termine com uma camada fina de Mandioca e polvilhe com pão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C apenas para tostar.
Salada com brócolos

Rico em proteínas e importantes minerais, proporciona uma refeição equilibrada, saborosa e bastante refrescante nos dias de Verão. Experimente servir com mousse de abacate.

Ingredientes
160 g de massa farfalhe
½ c.chá de sal marinho
1 c.café de açafrão das índias
200 g de brócolos
100 g de tomate de cacho
1 pimento vermelho
200 g de mistura de alfaces
1 c.chá de coentros frescos
50 g de amêndoa laminada

Molho de iogurte (misture todos os ingredientes)
2 iogurtes sólidos naturais
1 c.sopa de ketchup
1 c.sopa de sumo de limão
½ c.café de pimenta de moinho

Preparação
Coza a massa em água a ferver, temperada com sal e açafrão até ficar ‘al dente’. Depois passe por água fria, escorra e reserve. Arranje os brócolos em raminhos e escalde-os levemente. Corte o tomate e o pimento, limpo de sementes, em pequenos cubos. Junte os legumes à massa, e deite tudo numa saladeira com as alfaces já no fundo. Polvilhe com coentros grosseiramente picados e miolo de amêndoa laminada.

Lentilhas no Forno (ovolacto)

Ingredientes
1 chávena de lentilhas cozidas
1/2 chávena de nozes picadas ou raladas
chávena de óleo * 1 ovo (opcional) *
1 chávena de leite (feito com leite em pó, muito concentrado) *
1/2 chávena de flocos de cereais ou pão ralado
1/2 colher de café de salva ou tomilho
1 cebola picada
1 dente de alho
sal a gosto

Preparação:
Mexa bem todos os ingredientes e coloque num pirex previamente untado. Deixe cozer durante 45 a 60 minutos em forno moderado.

* Substitutos na Alimentação

Massada de Cogumelos e Tofu

Ingredientes

azeite
vinagre
1 cebola
1/2 pimento verde
1/2 alho francês
150gr de cogumelos
1 copo de leite de soja
1 colher de sobremesa de sal marinho
1 colher de sopa de margarina vegetal
300g tofu

Preparação
Encher o fundo do tacho com azeite e por um pouco de vinagre, deixar aquecer e por muita noz moscada. Não deixar ferver muito rápido ou muito forte para não queimar as especiarias. Cortar tudo aos bocados pequenos, tudo do mesmo tamanho. Juntar o pimento, o alho francês, a cebola e os cogumelos. Tapar. Mexer bem 5 minutos. Juntar o tofu, a margarina vegetal, o leite de soja e mais um pouco de noz moscada. Por o sal marinho. Aquecer água numa panela e juntar a massa. Ir mexendo bem para não se pegar ao tacho. Quando estiver cozida a massa e o que está na outra panela estiver tb feito, escorrer a massa e juntá-los na panela 1. Mexer bem 3 minutos. Tapar e desligar o fogão.

Pasta ‘Al Pesto

Ingredientes

1 pacote de Sparghetti (ou massa), + / – 500g)
3 embalagens de manjericão fresco
2 colheres de sopa de pinhões
1 colher de sopa cheia de queijo Parmesão ralado(*)
1 colher de sopa cheia de queijo “Pecorino” (*)
2 dentes de alho
1 copo (2dl) de azeite extra virgem
Sal marinho

Preparação
Misture no liquidificador o manjericão, alhos e pinhões com um pouco do queijo Parmesão e um pouco do queijo Pecorino, sal e parte do azeite, de maneira que o todo fique cremoso. De seguida acrescente o resto de azeite, de modo a que o todo fique completamente coberto, para que a cor do Pesto se mantenha verde (e não preta).Quando a massa estiver quase cozida, adicione 3 colheres de sopa da água de cozedura dentro do molho preparado. Mistura-se muito bem. Uma vez cozida a massa (al dente – ou seja não cozida demais) é escorrida no passador, deite o Pesto e mistura-se acrescentando as quantidades de queijos que sobraram, e se for preciso adiciona-se um pouco mais de azeite.No prato, cada um pode acrescentar alguns pinhões inteiros.

*Substitutos de queijo vegetal

Salada de Tofu e Cogumelos

Ingredientes

300g de tofu
350g de cogumelos frescos cortados
2 dentes de alho
50g de nozes
4 cebolas pequenas e cortadas ao comprido
sumo de limão
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta q.b

Preparação
Corte o tofu em quadrados pequenos e tempere com o sumo de limão. Corte os cogumelos em lâminas finas e salteie-os rapidamente no azeite, juntamente com o alho esmagado e retire do lume. Torre os miolos de nozes durante 2 a 3 minutos sob uma grelha quente. Corte-os em bocados pequenos. Numa travessa larga e pouco funda, misture os cogumelos com o tofu (e o sumo de limão) e junte as
nozes torradas. Corte as cebolas em tiras muito finas e misture ao preparado anterior.

Tofu e Creme de Amêndoas

Ingredientes

250 g de Tofu em cubos
Folhas de espinafres ( opcional)
1 cebola picada
3 colheres (sopa) de amêndoas torradas
2 cravos-da-índia
1 pauzinho de canela
1 folha de louro
1 colher (chá) de coentro em pó (as sementes moídas)
1/2 xícara (chá) de Natas de soja (creme de leite de soja)
1/2 colher (chá) de açúcar amarelo
1 colher (sopa) de azeite (oliva)
3 dentes de alho, picados * Sal * Pimenta-do-reino a gosto
Gengibre ralado a gosto
1/2 chávena de água quente
1 anis estrelado

Preparação
Junte as amêndoas com água suficiente para criar uma consistência grossa no liquidificador. Ao azeite junte as especiarias com as folhas de espinafres, mexendo por meio minuto. Acrescente a cebola picada e o alho e deixe alourar. Mexa sem parar quando o aroma for mais intenso adicione a pasta de amêndoa. Junte a 1/2 chávena de água, sal, açúcar e o gengibre a gosto. Reduza o lume, tape e deixe cozinhar por 15 min. Vá mexendo de vez em quando para não pegar. Adicione os pedaços de Tofu previamente cortados em cubos (pequenos para absorverem mais o tempero). Volte a tapar. Vigie, se estiver muito grosso acrescente água, mas muito pouca!Deixe cozinhar mais 15 min. Após cozinhar durante 15 min, adicione as natas de soja, e o anis estrelado. Quando começar a ferver, apague o lume. Pode ser servido com arroz branco.
Pudins de batata e legumes

Ingredientes (para cerca de 10 pudins):
2 batatas grandes
2 ou 3 cenouras médias
1 cebola
½ couve branca ou lombarda
natas veganas q.b.
sal marinho q.b.

Preparação:
Coze as batatas, cenouras, cebola e couve numa panela de pressão. Quando estiverem prontas, retira da panela e esmaga tudo (ou passar com a varinha ou passe-vite) junto com um pouco de sal e um pouco de natas veganas, de modo a ficar em puré.
Em seguida, coloca o puré em pequenas formas de bolo ou tacinhas e alisa a superfície. Coloca no frigorífico por, pelo menos, meia hora, para ganhar a forma de pequenos pudins.
No final, desenforma e aquece um pouco no forno ou microondas, antes de servir.

Pastéis de Lentilhas e batatas

Ingredientes:
2 chávenas de lentilhas cozidas e reduzidas a puré
2 chávenas de puré de batata
1 cebola pequena picada
salsa picada q. b.

Preparação:
Mistura bem os ingredientes. Forma pequenas bolas achatadas e pincela-as com óleo. Leva a cozer em forno médio durante 15 a 20 minutos.
Croquetes de Batata

Ingredientes:
1 kg de batatas
100 g de ervilhas frescas e outros legumes (couve-flor, cenoura, etc.)
3 colheres de sopa de pão ralado
2 colheres de sopa de coentros frescos picados
1 colher de chá de sementes de cominhos
sumo de ½ limão
2 colheres de sopa de óleo
molho de tomate tradicional temperado
sal

Preparação:
Coze as batatas com casca, e os demais legumes em separado. Retira a pele das batatas e mistura-as com os outros legumes cozidos, amassando bem. Junta todos os temperos, o sumo de limão e o pão ralado e mistura. Forma pequenos croquetes. Aquece o óleo e frita até que dourem por igual.
Serve os croquetes ainda quentes com o molho de tomate.

Lasanha de cores

Fazer um puré de cenouras,que fique um pouco espesso. Fazemos o mesmo com as batatas e os espinafres.

Tudo por separado já que depois formarão os cores de nossa lasanha. Coloca-se a 1ª lamina de canelone,acrescenta-se primeira camada de puré de cenoura e seguido a 2ª lamina.

Depois pomos o pure de batata e a 3ªlamina de canelone seguida da ultima camada de puré de espinafres,fechando com a ultima lámina de canelone.

Deitamos tomate frito até cobrir toda a lasanha e põe-se, se querer, queijo para fundir ou lascas de queijo.

Numa forma adequado metemo-lo ao forno até dourar bem o queijo. Seguidamente saca-se e desfruta-se de uma lasanha de cores deliciosa.

Burguer Vegetariano

Ingredientes:
– 250 g de espinafre lavado e seco
– 1 pimentão vermelho sem sementes picadinho
– 4 talos de cebolinha picados
– 1 colher (sopa) de azeite
– 350 g de grão-de-bico cozido e escorrido
– 125 g de ricota
– 1 gema(*)
– 50 g de farinha de trigo
– 1 ovo batido(*)
– 175 g de farinha de rosca
– 4 colheres (sopa) de óleo

Para servir:
– 8 minipães de hambúrguer
– ketchup (opcional)
– tomates-cereja (opcional)

Modo de Preparo:
Ferva o espinafre em fogo médio por 2-3 minutos, até murchar. Retire do fogo, escorra e reserve.
Refogue o pimentão e a cebolinha no azeite em fogo médio por 4-5 minutos, até ficarem macios. Reserve.
Processe o grão-de-bico e a ricota até obter uma pasta. Junte o espinafre e a gema e pulse para misturar bem. Coloque a mistura numa tigela e agregue o refogado de pimentão e cebolinha. Modele 8 hambúrgueres, empane na farinha e passe no ovo batido e na farinha de rosca.
Refrigere por 30 minutos.
Aqueça o óleo numa frigideira antiaderente e frite os hambúrgueres em fogo médio por 3-4 minutos de cada lado, até corarem. Sirva no pão de hambúrguer com ketchup e tomate-cereja a gosto.

Variação:
Hambúrguer de linguiça vegetariana e pimentão
Faça o espinafre, o pimentão e a cebolinha como mencionado acima. Pique o espinafre. Coloque 375 g de linguiça numa tigela e junte 1 colher (sopa) de chutney de tomate e 1 colher (chá) de mostarda de Dijon. Misture bem e agregue o espinafre, o pimentão e a cebolinha. Não empane. Frite no óleo por 2-3 minutos de cada lado.

(*)
Substitutos na Alimentação
Cozinhar sem Ovos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: